Lançadas pelo Twitter, mas hoje utilizadas em muitas Redes Sociais, as Hashtags são palavras chave que ao recebem antes da sua grafia o símbolo cerquilha (#), ou jogo da velha como é mais popularmente conhecida, são transformadas em hiperlinks e agrupadas em tópicos para que sejam facilmente encontradas pelo usuário que estiver em busca daquele assunto.
Complexo? Vamos dar um exemplo. Digamos que você tenha uma conta no Instagram, e esteja procurando ideias para decoração de ambientes. Então, ao invés de ficar buscando perfis que podem ter esse conteúdo um a um, você digita na busca do aplicativo #decoração. O aplicativo vai mostrar todas as fotos que foram postadas e possuem essa Hashtag na legenda, e então você navega entre as que tem apenas a ver com sua busca.
Outro exemplo são eventos. Suponhamos que você vai se casar, então cria uma Hashtag para o grande dia e pede que todos os amigos que publicarem fotos na Redes Sociais, usem #CasamentoJoaoeMaria, assim, quando você buscar, encontra facilmente todas as fotos juntas ao invés de ter que ficar caçando uma a uma.
Porque as Hashtags são usadas no Marketing Digital?
Agora que você entendeu o que são, deve estar se perguntando porque todas as estratégias de Marketing Digital falam no uso das Hashtags.
O que acontece é que quando você tem um perfil empresarial nas Redes Sociais, ele é público, ou seja, aberto e qualquer pessoa tem acesso às suas publicações. Então, se você usar Hashtags relacionadas ao assunto, elas podem ser encontradas pelo seu público alvo, o que aumenta o alcance da sua publicação e leva cada vez mais pessoas que realmente estão interessadas no seu produto ou serviço, e não apenas o que já são seus seguidores.
Então quer dizer que em perfis pessoais e privado não faz sentido usar Hashtags? Exatamente. Se você mantém seu perfil disponível apenas para seus amigos, as Hashtags que você usar não exercem a função de aumentar seu alcance, já que serão exibidas no banco de imagens relacionadas a elas, apenas para as pessoas que te seguem.
As Redes Sociais onde das Hashtags funcionam melhor são Twitter, Instagram e Facebook, então é importante que você esteja atento e não deixe de usá-las da forma correta.
Veja algumas dicas para utilizar Hashtags nas suas postagens.
-
Não use em excesso.
Tudo que é demais cansa e pode irritar seu público. Não tem um limite ou um número ideal, mas tenha bom senso. Faça uma busca nas palavras que mais tem a ver com o assunto, e use as que tiverem mais buscas.
Também é importante ser sincero e não colocar uma Hashtag que não tem a ver com a postagem, mas que está em alta apenas para chamar seguidores, isso, muitas vezes, tem efeito reverso e afasta as pessoas.
-
Não faça frases com Hashtags
Se você estiver falando sobre um evento, por exemplo, não há necessidade de escrever #ComoFoiOAniversárioDoJoão. Quanto menos palavras uma Hashtag tiver, melhor para a leitura. Se ainda assim houve a necessidade de ser composta, use apenas #AniversárioJoão começando cada palavra com letra maiúscula, o que ajudar no entendimento.
Também não separe colocando Hashtag em cada uma das palavras, assim: #Aniversário #João, porque cada uma delas irá gerar um hiperlink, e nesse caso ficará completamente fora do contexto, já que as pessoas irão encontrá-las em Aniversário e em João, o que nada tem a ver com Aniversário do João.
-
Atenção na Grafia
Preste atenção na grafia, se você digitar uma letra que seja errada, sua Hashtag estará em uma categoria completamente diferente do seu assunto, e apenas as pessoas que procurarem pela palavra com o mesmo erro que você cometeu irão encontrá-la.
Por exemplo, se você quer indexar a palavra Alergia, mas erra e usa a Hashtag #Alegria, é apenas uma letra fora do lugar, mas sua Hashtag será completamente diferente da que você gostaria que estivesse.
-
Crie Hashtags específicas para sua empresa
Além de falar sobre o assunto geral, crie Hashtags específicas para sua empresa. Digamos que você organizou a Feira Nacional dos Criadores de Ovelhas, você pode usar Hashtags gerais como #Ovelhas #CriadoresDeOvelhas mas também criar uma para o nome do evento como #FeiraNacionalCriadoresDeOvelhas.
-
Deixe as Hashtags salvas e categorizadas
Essa dica não é regra, mas agiliza sua vida na hora da postagem. Imagine que você tem uma loja de roupa para todos os públicos. Então algumas Hashtags são usadas em todas as postagens, como #Moda ou #LookDoDia, mas outras são específicas como #ModaInfantil ou #ModaFeminina. Assim, deixe suas listas de Hashtags separadas e salvas no Bloco de Notas – tanto do celular quanto do computador, e aí você só precisa encontrar a que se relaciona com a publicação, copiar e colar.
Mas não se esqueça de sempre refazer a pesquisa relacionada ao seu negócio e testar Hashtags diferentes sempre, para ver qual atinge mais seu público.